Texto apresentado em conferência com o reitor no Seminário Maior no dia 13 -09 -11
Reunião com Reitor
PARA ALÉM DAS DÚVIDAS E DOS EQUÍVOCOS
Tema: Liberdade em relação à disciplina
ou disciplina da liberdade.
Estes
duas formas de formação muitas vezes são colocadas em oposição a liberdade do
individuo. Vistas como empecilho ao homem da vivência de sua própria
identidade. Olhando nossa realidade observamos tantos outros desafios que
conduzam ao verdadeiro caminho da disciplina e ascese. Olhando nossa própria
realidade de seminário verificamos os desafios neste ponto. Os nossos jovens
são provenientes de uma convivência familiar ou até individual, sem disciplina
e uma vivência da ascese. Acontece uma mistura de culturas, valores,
pensamentos diversos. A questão que permeia todo este emaranhado diversificado
é: como desenvolver uma formação que eduque para a disciplina e a ascese em um
meio tão diversificado culturalmente?
A
formação passa por estes dois caminhos. A formação é a descoberta de sua
própria identidade. Quando isso se equívoca surgem pessoas sem desconexas de
si, ou seja, sem sua própria identidade. A disciplina não poderá ser levada ao
cabo de uma atitude de rigorismo e de um autoritarismo persuasivo, no qual a
personalidade e a vontade do individuo sejam diminuídas ou até desconsideradas.
Deve-se levar em consideração que a disciplina e ascese são instrumentos usados
no caminho da formação. Não podem ser transformados em atitudes de vida, pois
tão logo perderão sua essência transformando-se em rigorismo.
Um
ponto em destaque para solução dessa problemática, e que deve ser levado em
consideração, é a própria formação para disciplina e a ascese. Deve ser
ensinado que a disciplina é como máxima de uma renovação da vida cristã, não
uma violação da liberdade pessoal.
Disciplina é um acréscimo e não uma retirada de sua identidade e
liberdade. Deste modo deve nascer uma obediência de convencimento. Um
sentimento de convencer-se que a disciplina é o caminho de austeridade e
vivência cristã.
Quando
aplicada de forma educativa e usada como instrumento poderá educar os formandos
com júbilo. Em síntese: ambas não podem ser reduzidas ao rigor de uma seleção
de normas e regras, mas antes como formação ao conjunto de suas
potencialidades.
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