Inicío

25 de setembro de 2011

5 caminhos para um namoro.

Ao ler o título desta postagem você deve ter se perguntado: O que um seminarista tem a escrever sobre namoro?
 O que tenho para escrever neste artigo parte da experiência que tenho com diversos casais de namorados que partilham comigo suas angústias e sofrimentos neste caminhar, ainda em desenvolvimento, da vida a dois. O namoro santo se resume em uma frase: Caminhar juntos para a santidade, tornando o outro santo e santificando-me.
Por isso chamarei estes pontos de CAMINHO. Cada caminho está em íntima consonância com a vida de fé que deve haver entre um casal de namorados.
1.     Caminho: Amar a Deus sobre todas as coisas – O primeiro caminho de um namoro está em íntima consonância com o primeiro mandamento do decálogo mosaico. Amar a Deus sobre todas as coisas e sobre tudo. Não coloque a pessoa amada em um altar querendo divinizá-la e enaltecê-la acima dos céus. Como você ele é dotado de erros e falhas e não obstante é humano. Muitos casais de namorados tem a pretensão de tornar o outro como seu deus. Não troque seu amor para com o Sumo Bem pelo amor do seu amado. Ame-o, mas nunca acima do Amor que te fez e cuida de ti.
2.     Caminho: Namoro não é casamento – Muitos casais tem pretensão de transformar o namoro em um casamento sem alinça. NAMORO NÃO É CASAMENTO! Isso tem que ser exposto em letras garrafais e bem grandes. Namoro não é casamento, mesmo que este seja potência do mesmo. Namoro deve ser caminho de conhecimento. Conhecer o outro e deixar que ele me conheça. Muitos namoros acabam pelo simples fato do outro descobrir aquilo que ele não achava existir no outro. Repetindo: Conhece quem tu escolheste. Não viva seu namoro como casamento.
3.     Caminho: Livre para ser – Nasceu dentro dos namoros atuais a ideia de viver-se 24 horas por dia juntos, quando não pessoalmente na internet ou celular. Deixa que seu outro respire! Não viva o namoro como uma prisão pessoal na qual se tenha que viver 24 horas por dia grudado como mandruvá. Deixe que outro possa ser aquilo que ele é. Deixe que outro faça aquilo que ele gosta de fazer.
4.     Caminho: Fidelidade – O namoro exige antes de qualquer coisa fidelidade e compromisso de resposta para com outro. Ser fiel é antes de tudo. Não pode ser uma fidelidade mascarada pela obrigação de respeito, mas antes como prova do sentimento que permeia o coração.
 5.  Caminho: A verdade - Namoro sem bases na verdade é peça teatral de monólogo de caráter duvidoso. Um vivendo para o outro os papeis falsos de uma mentira velada. Namoro sem verdade é um lugar perfeito para se viver dores. Seja verdadeiro com seu outro. Seja real. Seja você. Abandonar máscaras e papéis faz você provar que ama o outro com sentimento real daquilo que você é.




Nenhum comentário: